15 abril 2006

zúlu - inglês - zúlu - sútu


eMbalenhle 3 de Abril de 2006

O dia foi muito agradável, se bem que algo exigente: saímos de casa: às 6,40 para a primeira Eucaristia às 7,30, em zulu (eram uma comunidade de africanos negros); depois fomos para outra que iniciou já passava um pouquinho das nove para outra, desta vez em Inglês e à qual eu presidi; viemos a correr aqui para casa, onde às 10,30 tivemos outra em zúlu: foram duas horas de Eucaristia em que, no final, tivemos a eleição do Conselho Paroquial! E foi muito linda, os cânticos muito cheios de vida e expressão, com procissões dançantes da palavra e dos dons.

Depois de acolher um grande número de pessoas que veio tratar de assuntos vários com o padre, comemos alguma muito à pressa e fomos para a última Eucaristia do dia, nas dependências de uma mina de ouro: as pessoas eram apenas 13 mas...a Missa demorou uma hora e vinte; nós celebrámos a Missa em zulu mas as pessoas leram as leituras e cantaram em súto, e cantaram tudo!!!

Hoje o meu colega foi comigo, dado que eu nem sabia por onde ir, mas na semana santa terei que ir eu para um lado e ele para o outro; ele ficará aqui em casa (a comunidade é muito maior) e eu andarei por fora. É um ambiente muito diferente daquele em que eu estive da outra vez que cá estive, também pela mistura linguística, que se torna muito expressiva nos cânticos, então os cânticos em sútu são duma força e vivacidade impressionantes, lindos!

Sem comentários: