18 abril 2006

Deixai vir a Mim as criancinhas



eMbalenhle 3 de Abril de 2006

Aproveitando o primeiro dia das férias da Páscoa, nesta segunda-feira tivemos, aqui na missão, uma actividade com um grupo de crianças órfãs: Têm idades compreendidas entre os seis e os 15 anos, e são crianças que o meu colega está ajudando através de ofertas que lhe vêm da sua terra natal, no norte de Itália.
Estes quinze órfãos passaram aqui parte do dia para… responderem às crianças italianas que, juntamente com as ofertas, enviaram também desenhos fazendo a descrição da aldeia e da escola, ao mesmo tempo que se apresentavam e enviavam saudações para as crianças órfãs de eMbalenhle.

As crianças chegaram pelo meio da manhã: após uns momentos de brincadeira tiveram direito a uma chávena de chá com leite e pão com manteiga.




















Numa das salas de catequese estavam expostos os desenhos vindos de Itália, todos devidamente traduzidos – pelo P. Giorgio – de italiano para zulu: as crianças observaram com atenção, alegria e gratidão os desenhos que lhes tinham sido enviados.

De seguida, armados com lápis e borracha, debruçaram-se sobre folhas de papel e… toca de responder aos amigos italianos; quando todos terminaram o seu próprio desenho foi lindo verificar – uma vez mais – como a capacidade criativa das crianças é deveras ilimitada. Eram lindos os desenhos dos nossos órfãos: falavam deles, do lugar onde habitam – eMbalenhle – da escola, da igreja, do que gostam de fazer, como gostam de brincar. Mas, nos desenhos das nossas crianças, não havia menção de pai ou mãe…

















Como conclusão de todo o ‘trabalho’ todos tiveram direito a um prato de arroz com frango, acompanhado com um copo de sumo e – a terminar – uma guloseima: ovos de Páscoa, oferecidos pelo pároco da cidade vizinha, Evander.

O dia foi lindo para as crianças e muito gratificante para nós missionários: não há nada mais bonito do que a beleza do sorriso de uma criança feliz!

Sem comentários: