23 abril 2006

a paz esteja convosco

O tempo litúrgico da Páscoa traz até nós, com intensidade e frequência únicas, a saudação «a paz esteja convosco». É certo que Jesus, com judeu que era, usava a saudação típica da sua cultura e do seu povo – Shalom! Mas essa saudação, na boca do Ressuscitado, tem que significar algo mais do que uma mera saudação de todos os dias. Estou convencido que tem que ser algo mais, muito mais…

«A paz esteja convosco» apresenta-se com um voto, um desafio, um desejo, um projecto, uma oferta gratuita para quem, em liberdade, se disponibiliza a torná-la realidade vivida. É o coração da mensagem da Páscoa: a vida nova tornada realidade quotidiana; para sempre, sem limites de qualquer tipo, tão pouco o pecado.














Mas… eu estou num país onde, em média, cada dia são assassinadas 58 pessoas, mais de vinte mil por ano: É isto «a paz esteja convosco»?
Neste país onde me encontro, o que está em extensão não são as cidades mas as…’locations’ (cidades para africanos negros pobres): Será que é isto «a paz esteja convosco»?
Na província onde me encontro, Mpumalanga, 19% dos professores são HIV positivos: Será que é isto «a paz esteja convosco»?

Quantas perguntas, meu Deus, quantas perguntas me habitam… e a resposta – creio que seja a resposta – está nas tuas palavras a Tomé: «põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos». Sim, é isso mesmo – as tuas mãos estão aqui, à minha volta. As tuas mãos, o teu corpo, o teu coração. Tu, Senhor estás aqui – eu sinto que sim – e Tu és a Paz.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo P. Zé,
Certamente essa não seria a paz que Jesus nos veio ensinar, que veio partilhar... mas infelizmente, é a realidade que temos que viver diariamente. Mas podemos sempre tentar viver um mundo melhor, se todos tentarmos melhorar o nosso envolvente. Estou certo que essa é a atitude que o P. Zé quer ter aí, nessa missão e Deus e o tempo o ajudarão nessa difícil tarefa.

Obrigado pela partilha.

Nelson + Lizzie