18 abril 2006

À volta do altar

eMbalenhle 4 de Abril de 2006

Nas escolas da província de Mpumalanga as férias da Páscoa começaram ontem. É necessário aproveitar bem os dias desta primeira semana de férias para preparar convenientemente a Semana Santa que se aproxima, em particular, a sua dimensão litúrgica.

Tendo em vista o tríduo pascal, os acólitos dos três centros de culto – eMbalenhle, Lebohang e Kinross – foram convocados para um dia de formação, convívio e Oração.
Estavam preparadas trinta cadeiras mas… não foram suficientes.
A parte da manhã foi dedicada à formação, levando os jovens a tomar conhecimento dos acontecimentos que a Igreja celebra na semana maior do ano litúrgico, e das suas consequências para a vida dos discípulos de Cristo.

Após um momento de oração, P. Giorgio começou por apresentar uma visão geral da Semana Santa, fixando-se em particular sobre o Domingo de Ramos e a sexta-feira Santa. Optou-se por usar o inglês como língua de trabalho, dado que alguns não tinham acesso ao zulu, mas o dia acabou por ser uma imagem da diversidade linguística tão característica deste país.




















Na segunda parte da manhã, foi a minha vez de apresentar uma reflexão sobre o mistério que celebramos na quinta-feira Santa – a Eucaristia – ajudando os jovens a descobrir e a assumir a grandeza do serviço litúrgico, assim como a relação privilegiada com a Eucaristia que eles são chamados a cultivar.

A manhã tornou-se longa e a fome já apertava… O almoço foi uma especialidade: papas de milho com carne e salsichas assadas na brasa!




















O encontro terminou a meio da tarde, com o grupo reunido à volta do altar após uma hora de adoração Eucarística.

Sem comentários: