15 maio 2006

mãe-mulher




















“Hoje queremos honrar e agradecer as nossas mães – porque são mães e porque são mulheres”! Foi assim que o presidente do Conselho da Comunidade iniciou o seu discurso quando, como de costume, se dirigiu aos cristãos para partilhar informações e falar sobre a vida da comunidade.
Aqui, na África do Sul, o dia da Mãe celebrar-se no segundo domingo de Maio e as nossas comunidades cristãs fizeram eco da festa através de várias iniciativas.

A comunidade de eMbalenhle, talvez por ser a maior e mais desenvolvida, foi onde a festa permeou todos os momentos da Eucaristia. Ao entrar na igreja, todas as Mães receberam uma fita que, colocada na lapela, as distinguia do resto da assembleia.

Enquanto se entrava na igreja, várias pessoas – filhos, maridos e amigos – foram colocar prendas aos pés do altar.
Após a homilia do sacerdote, foi a vez de uma convidada – Mãe – se dirigir à assembleia e, em particular, às mães-mulheres: foi uma hora cheia de apelos à dignidade, vocação, missão, tarefas da mãe-mulher no seu dia-a-dia; os desafios que ela enfrenta para realizar a sua missão nas várias situações e lugares em que se encontra – a casa, o trabalho, a sociedade e a igreja – e nos relacionamentos em que está envolvida: o marido, os filhos, os vizinhos, os colegas de trabalhos e a participação na vida da comunidade cristã. Foi uma hora inteira, entrecortada com cânticos, àmens e aleluias.

No final da Eucaristia, antes da Bênção final, teve lugar a distribuição das prendas, acompanhadas da leitura dos cartões onde os oferentes exprimiam gratidão e amor para com suas mães, esposas e colegas. E a assembleia saiu do templo ao som do cântico “Maria, mandla ami, ake ungiqinise – Maria, minha força, fortalece-me”, a melhor mensagem que as mães-mulheres poderiam receber para continuarem fiéis à sua vocação e missão de mães, mães-mulheres.
















Bem hajam mães, todas as mães, pelo amor que dedicais aos vossos filhos e pelo exemplo de dedicação contínua – sois as colunas da sociedade. Sois sempre jovens e belas – tendes a mesma idade e beleza dos vossos filhos!

Bem-haja a minha Mãe – a ti Carma – pelo indizível amor que dedicou ao marido e aos filhos, e pela serenidade e coragem com que enfrenta as dificuldades da saúde e da idade. Obrigado Mãe!

Sem comentários: