15 novembro 2011

recomeçar

Terminado o meu serviço de três aos missionários da Consolata na África do Sul, volto agora ao trabalho pastoral na Diocese de Dundee, na província do KwaZulu-Natal.

A Diocese de Dundee (51.867 Km2) tem uma população de 1.500.000, dos quais 75.000 são Católicos. 
A média de Católicos da África do Sul é de 7%.

Os missionários da Consolata iniciaram o seu serviço missionário na Diocese de Dundee em 1971 e, hoje, encontram-se a trabalhar também nas Arquidioceses de Pretoria, Joanesburgo e Durban.

Desde Setembro de 2008 temos também um Seminário Maior onde 12 jovens de vários países africanos se preparam para o sacerdócio missionário. Um jovem sulafricano - natural de Madadeni - encontra-se em S. Paulo, Brasil, a fazer os estudos de Teologia.

Esta é a terceira vez que sou enviado para trabalhar na Diocese de Dundee onde comecei em 1985. 
O mandato que me foi dado é para as comunidades de Madadeni, uma township (antiga cidade para sulafricanos negros) a quinze quilómetros da cidade de Newcastle, no norte da Província do KwaZulu-Natal.

Em Madadeni residem quatro missionários na mesma comunidade, mas cada um tem a sua zona de acção apostólica.

Voltar a Madadeni é um recomeço dado que a zona e as comunidades que me são confiadas são novas para mim, mesmo se já lá vivi durante três anos pois o meu apostolado desenrolava-se em Osizweni.

"... para anunciar a Boa Nova aos pobres"

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde o momento em que nascemos, que cada dia da nossa vida, é um recomeço na nossa caminhada terrena. E todos os dias enfrentamos o desconhecido, porque, nunca sabemos o que vamos encontrar no fim de cada rua, ou ao virar de cada esquina. Será que encontraremos um amigo, um desconhecido? Encontraremos a dor, ou a alegria, o bem ou o mal? A saúde ou a doença? Uma coisa temos a certeza: em todos os momentos, e lugares, Ele estará lá.
Apesar de ir recomeçar num lugar que conhece menos bem, irá certamente como sempre; ajudar os que mais precisam, como tão bem sabe fazer, e fazer novos amigos, pois quem conseguirá ficar indiferente á sua bondade, ao seu "dar-se". E nesse "dar-se" está toda a sua alegria, todo o seu amor ao outro, por amor aquele Cristo Jesus. Porque só ele lhe basta. Mas... neste "dar-se", não se esqueça de guardar sempre um bocadinho, por muito pequenino que seja para cuidar de si também.
Um dia disse: se nos dermos demasiado, corremos o risco de ficar sem nada para nós. Por isso, pense também um pouco em si.
Coragem, vai correr tudo bem. E claro, conte sempre com a oração daqueles que, mesmo distantes, nunca o esquecem e estarão sempre consigo.
FORÇA Pe. muita Força.

PAZ E BEM.