09 julho 2010

sou Bispo das pessoas ou dos animais?

No dia 18 de Abril do ano passado o padre José Luis Ponce de León, missionário da Consolata, foi ordenado Bispo para o Vicariato Apostólico de Ingwavuma, o quarto Bispo daquele Vicariato.

Ingwavuma é o território entre a Suazilândia e o sul Moçambique: com uma área de 12.386 quilómetros quadrados o Vicariato é habitado por 538.237 pessoas das quais apenas 23.350 são católicos.

O Bispo José Luís tem pela frente grandes desafios para guiar a Igreja no anúncio do Evangelho: as grandes distâncias, a deficiente qualidade dos meios de acesso, a alta incidência da sida/hiv, assim como a falta de pessoal. Dos 12 padres a trabalhar no Vicariato apenas 8 são diocesanos.

O território do Vicariato conta com vários parques e reservas naturais: para chegar á pequena cidade de Hlabisa, onde se encontra a Catedral e a residência do Bispo é necessário atravessar um desses parques naturais. Foi nessa estrada que, dois meses antes da ordenação episcopal, o carro em que viajava o padre José Luís foi violentamente investido por uma... vaca. O carro ficou em péssimo estado mas os ocupantes - o futuro bispo, o Administrador do Vicariato e eu - saíram ilesos.

"Eu sou Bispo das pessoas ou dos animais"? Perguntou-se há tempos o nosso confrade perante o grande número de reservas naturais existentes no seu Vicariato.

Esta manhã recebi uma mensagem do Bispo José Luís: "Obrigado pelo teu telefonema de ontem, apanhaste-me no meio da reserva quando regressava a casa;  na noite anterior encontrei-me com dois búfalos e um rinoceronte no meu caminho, mas ontem não houve nada, creio que passei á hora da oração da tarde deles"!

O Bispo José Luís, como bom missionário formado na escola do trabalho manual, tem andado a reorganizar a casa onde vai viver: "Ontem foi um dia muito longo e cansativo, visitei duas comunidades e trouxe caixas de documentos e papéis para o escritório; ainda tenho muito que fazer naquele escritório. A zona dos hóspedes já está pronta: quem vier só tem que se lembrar de levar baldes de água para a casa de banho... podeis vir a qualquer momento".

Todos os domingos o Bispo José Luís vai celebrar a Eucaristia em três comunidades de alguma das Missões: "combino com os padres as comunidades onde irei, mas as comunidades não são avisadas da minha presença de modo que tenho ocasião de ver as coisas como elas são na normalidade; não há recepções solenes nem fanfarras nem danças nem discursos de ocasião: é uma experiência muito linda e genuína da vida cristã das comunidades".


Sem comentários: