24 novembro 2009

bem haja, padre Alfredo!




Através do meu irmão Domingos, tive conhecimento há momentos do falecimento do nosso querido Pe. Alfredo Dias.
Aconteceu que, estando á mesa, me encontrava a falar com os meus colegas (um italiano e outro colombiano) e estava a contar-lhes que o meu Pároco, que me recebera quando entrei para o seminário, se encontrava hospitalizado em situação de saúde muito fragilizada - nesse momento chegou o telefonema do meu irmão...
O funeral terá lugar amanhã, e eu confesso que teria imenso gosto em poder estar presente... A minha situação não me permite de modo nenhum concretizar esse desejo de estar pessoalmente presente. 


Estarei presente, isso sim, através da minha Oração: Lembrá-lo-ei de modo especial na Eucaristia das 8 manhã (6 em Portugal) e sei que ele vai estar muito presente durante todo o meu dia - e na minha vida.
Estive pela última vez com o Pe. Alfredo nos primeiros dias de Outubro passado quando, visitando a minha Mãe no Lar, fui ter com ele para o saudar e lhe perguntar como estava: "olha, vou indo mas esta perna direita não está a funcionar muito bem... não sei o que é que aqui haverá..." Eu ri-me com ele e disse "mas agora também já não precisa de correr muito, pois não Sr. Pe. Alfredo?" Ele sorriu e concluiu "tens razão, agora os meus caminhos são curtos".
O Pe. Alfredo foi quem me recebeu - e me fez o exame de admissão - quando eu exprimi o desejo de entrar para um seminário missionário: recordo que me fez sentir muito livre, sem exercer alguma pressão.


Durante os anos de seminário recordo que era ele quem - durante as férias - reunia todos os seminaristas ás quintas-feiras, celebrava a Eucaristia e, de seguida, fazia uma sessão de formação.
Desde muito jovem fiquei marcado pela sua devoção á Santíssima Eucaristia e pelo entusiasmo e dedicação com que realizava os sagrados Lausperenes nas comunidades da Paróquia. Recordo sempre, com enorme emoção, as procissões nocturnas com o Santíssimo pelas ruas, quelhas e caminhos das Cimadas!


Nos anos recentes, recordo a abertura e disponibilidade do Pe. Alfredo em dar visibilidade á minha vocação ao serviço da Igreja missionária; em particular recordo a celebração dos meus 25 anos de sacerdócio e os meus dois envios missionários a partir da paróquia de Proença-á-Nova.
Quando eu passava por Proença e ele me introduzia á comunidade na Eucaristia recordo que, várias vezes se esquecia do meu nome e acabava por dizer "hoje temos connosco o padre...... o padre Zé da Zoina"!


Os meus sinceros pêsames á comunidade cristã de Proença-á-Nova e á Diocese de Portalegre e Castelo Branco por esta viragem de página na vida de um homem que, através do Sacerdócio ministerial, serviu longa e intensamente o povo cristão.


As minhas Orações são de gratidão ao Senhor da Vida, imensa gratidão, pelo dom que foi o Pe. Alfredo para quantos tiveram a Bênção de o encontrar nos caminhos da vida, pelo exemplo, determinação e espírito de serviço que ele nos deixou.


Sem comentários: