19 outubro 2009

Dia Missionário Mundial

















Estimado P. Ilídio, Sacerdotes e Diáconos de Proença-á-Nova!


Os meus melhores votos de bem estar para todos vós, assim como para o Povo de Deus das comunidades por vós servidas!


A minha viagem de volta á África do Sul correu bem, graças a Deus!


Visitei as comunidades dos Missionários da Consolata em particular o Seminário Maior e, desde segunda-feira passada, estou a substituir um colega ugandês que foi de férias; falta-me encontrar os dois confrades que estão a estudar um a língua Zúlu e o outro a língua Sútho…


Foi com indescritível alegria que revi – nestes poucos dias – algumas pessoas nas comunidades cristãs! Mas uma triste notícia impediu-me de saborear totalmente a alegria do reencontro: faleceu há uma semana o senhor Joaquim Mbatha – um homem originário de Moçambique, já idoso e muito pobre; vinha sempre cumprimentar-me antes de Eucaristia, era de uma delicadeza imensa; nestes três anos que estive com ele dei-lhe algumas das minhas camisas, camisolas e até um casaco; dizia-me ele: “só as uso ao domingo!” E eu perguntei “e porquê só ao domingo”? “Para louvar o Senhor com o melhor que tenho”!


A Igreja celebrou no passado domingo o Dia Mundial Missionário. É uma data que nos recorda a grandeza da vocação á qual toda a Igreja é chamada: Anunciar a Boa Nova do Reino de Deus – Jesus Cristo Salvador – a todas as criaturas!


Para mim, este ano, celebrar esse dia recordou-me a intensa comunhão, a grande generosidade e o imenso carinho que ainda há poucos dias recebi de vós e das comunidades de Proença-a-Nova: o meu Bem Hajam imenso a cada um de vós, irmãos no Sacerdócio e na Vocação, e a todo o povo pela intensidade com que se relacionaram comigo e, através de mim, com as comunidades que os Missionários da Consolata servem neste país da África do Sul. Agradeço-vos com as mesmas palavras que as pessoas daqui usam: “Ningadingwa” – não se cansem (de fazer o bem)! E que as Bênçãos do Senhor sejam sempre abundantes sobre todos vós!


Abraços, fraternos e calorosos, para cada um de vós!


Sempre unido na Oração e no Ideal Missionário.

Sem comentários: