17 janeiro 2009

Quénia: Assassinado Missionário da Consolata

"O Padre Giuseppe dedicou toda a sua vida ao ensinamento" disse à Agência Fides o Pe. Giuseppe Ettorri, da Casa Generalícia dos Missionários da Consolata em Roma, recordando o Pe. Giuseppe Bertaina, assassinado na manhã de 16 de Janeiro, no seu escritório em Langata, no Instituto de Filosofia dos Missionários da Consolata, em Nairóbi, no Quénia.  O Pe. Bertaina era o reitor e administrador do Instituto.

 

"Cheguei do Quénia, há um mês: Eu e Pe. Giuseppe ensinámos juntos no Instituo onde foi assassinado", conta Pe. Ettorri. "Do que me foi referido, algumas pessoas entraram no Instituto durante o horário das aulas. Os estudantes e os professores estavam nas salas e não notaram nada de suspeito, mesmo porque o escritório de Pe. Giuseppe se encontra no primeiro andar enquanto as salas de aula estão no rés-dp-chão. Os agressores espancaram o P. Giuseppe, amarraram-no e sufocaram-no, tapando-lhe a boca com papéis. Não se sabe ainda se ele morreu sufocado e se foi estrangulado…".

 

Pe. Bertaina, de 82 anos, nasceu em Madonna dell'Olmo, na província de Cuneo, norte da Itália, e fora ordenado sacerdote em 1951. Estava no Quénia desde os anos 60. Sempre desempenhou a sua missão neste país, para além de um período passado na África do Sul, onde estudou", recorda Pe. Ettorri.

 

"Infelizmente os homicídios com objectivo de roubo são um fenómeno em contínuo aumento e atinge também com frequência os Institutos religiosos e outras obras da Igreja", conclui o missionário.

Sem comentários: