26 janeiro 2009

o padre já chegou

















Sim, o padre já cá chegou!
Agora já só falta mesmo que chegue o bispo.

O padre José Luis chegou á África do Sul no passado dia 18 deste mês de Janeiro; na tarde desse mesmo dia - como se ele não estivesse cansado após mais de 12 de avião! - dirigimo-nos para sul em direcção á cidade de Newcastle, no norte da Província do KwaZulu-Natal. A meio da viagem apanhámos uma violentíssima tempestade em que o granizo - eram pedras como punhos! - deixaram marcas no tejadilho do carro; chegámos ao destino já bem depois de jantar, que acabou por ser consumido ainda mais tarde dado que 'todo o mundo' queria cumprimentar o "bishop-elect"!

O dia 19, segunda-feira foi passado em fraternidade, saboreando e agradecendo ao Mestre o dom do padre José Luis como bispo do Vicariato de Ingwavuma: Eucaristia e encontro.

Para o almoço eu tinha convidado o recém-ordenado bispo de Dundee, Mons. Graham Rose, assim como o bispo emérito, Mons. Michael P. Rowland, que foi o primeiro bispo da diocese de Dundee e um maravilhoso amigo dos missionários da Consolata; foi convidada também a Sra Isabel Seady, secretária da Diocese aos tempos do bispo Michael, ela que sempre foi muito próxima aos missionários da Consolata.

A manhã e o almoço passaram velozmente, demasiado depressa dado o clima de amizade, fraternidade e comunhão. Após o almoço foi tempo para abraços e despedidas: cada qual voltou á sua Missão.

Voltei para Pretoria, fazendo de motorista ao-que-há-de-ser-bispo. Dois dias depois fui levá-lo ao lugar onde se realiza a assembleia dos bispos da Conferência Episcopal da África do Sul, Swazilândia e Botswana: embora não tenha ainda a mitra já foi convidado a participar na reunião magna da sua nova comunidade.

A ordenação episcopal do padre José Luis terá lugar a 18 de Abril em Mtubathuba.

Sem comentários: