01 outubro 2006

Consolação

Começou hoje o mês de Outubro – mês da Missão e mês do Rosário!
É o mês missionário por excelência dado que é em Outubro que se celebra o Dia Missionário Mundial preparado, motivado e orientado pela mensagem que o Papa dirige a toda a Igreja!

Para mim, missionário da Consolata, o mês missionário começou muito antes e hoje: começou no dia 28 de Março, quando cheguei a este país – um reinício completamente novo, a exigir desprendimento do passado e abertura incondicional ao hoje da minha missão; começou no dia 17 do mês passado quando, na Somália, foi barbaramente assassinada a nossa Irmã Leonella; e começou também no dia seguinte, dia 18 de Setembro, quando o meu colega de eMbalenhle, padre Giorgio Massa, foi agredido por ladrões – escapou com a vida e com a bolsa, mas o corpo ficou bem pisado…

Na verdade, para nós missionários, o mês missionário acontece todos os meses; mais, acontece todos os dias, todos os momentos pois a nossa vida está sempre ali, entre nós e a pessoa com quem nos encontramos; estamos sempre a dar a vida! E porque estamos sempre a dar a vida pode acontecer que haja alguém que no-la queira tirar – pelos mais variados motivos. Foi o que aconteceu com a Irmã Leonella.

O mês de Outubro está ser para mim muito intenso, melhor estou a vivê-lo com muita intensidade – porque? Porque a minha vida está em jogo, decididamente.
Tenho lido com muita frequência um texto que foi elaborado no meio de grande intensidade e paixão pela Missão; foi elaborado por várias mãos e corações jovens, num processo de indizível intensidade e determinação; e foi proclamado em lugares como… o Santuário de Nossa Senhora da Consolata em Turim – que emoção!
Eis esse texto – palavras feitas vida – para afirmar, uma vez mais, que “consolar, ontem hoje e sempre, é proclamar com a própria vida que Jesus é o único Senhor”!















Consolação é levar a todos a Palavra.
É partilhar um sorriso.
É fomentar a paz e a união.
É levar o pão e cantar a Palavra.
É levar o amor de Deus ao irmão.
É uma caminhada de Fé.
É descobrir e revelar a presença de Deus.
Consolação é uma atitude do coração: é sentir Deus presente.
Consolação é sair de nós mesmos.
É acolhimento e compaixão.
Consolação é o doce nome de Maria Mãe Consolata.
É entusiasmo e serviço.
Consolação é missão, e missão é consolação.
É dar-se e dar a vida toda.
É partir ao encontro dos que estão longe da fraternidade.
É presença e partilha.
Consolação é o farol da nossa estrada e o anseio da nossa vida.
Consolação é o rosto da Missão.
É o eco da voz de Allamano.
Consolação é anunciar o Evangelho, testemunhando a bondade de Deus.
Consolação é amparo na dor e alegria na fraternidade.
É dar a mão ao irmão.
Consolação é comunicar a ternura de Deus.
É o fogo que nos aquece o coração.
Consolação é a beleza do rosto de Deus.
Consolar, ontem hoje e sempre, é proclamar com a própria vida que Jesus é o único Senhor!


jmc-águas santas

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem haja Pe.Zé Martins por ter voltado a dar notícias.
Pois é bem verdade, para si o mês das Mmisões são todos os meses, todos os dias. E aí, onde o perigo espreita a todo o momento, a Missão terá com certeza muito mais intensidade. Mas pelo que podemos ler nas "entrelinhas", a sua alegria e força, vencem montanhas.
Mas por favor tenha cuidado consigo, com a sua saúde... porque sem isso, não poderá concretizar os seus sonhos. Sonhos de bem-fazer, de ajuda a um Povo em dificuldades. Bem haja pelo exemplo que transmite, de bondade, e desprendimento. Coragem para aguentar as saudades que se nota sentir da sua família, principalmente de sua velhinha. Que o Bom Deus lhe dê saúde para aguentar ainda mais uns bons anos, para o poder abraçar ainda muitas, e muitas vezes.
Bem haja pela partilha de todos os seus momentos vividos mais intensamente.
Que o Senhor da vida o proteja e acompanhe sempre.
Os amigos que tem espalhados por muitos lugares, rezam por si e com muita intensidade.
Abraços e saudades imensas.
Todo o bem, SEMPRE
Até sempre.

Anónimo disse...

É sempre bom receber notícias dos amigos... É uma forma de consolação. Caro P. Zé, certamente que a missão não é fácil, mas é um desafio enorme, principalmente para quem dá tudo, mesmo tudo... até a própria vida, ao serviço dos irmãos. Agradeço-lhe todos os bons tempos que passamos e, pelo que li, entendo que as pessoas, amigos, grupos, que passaram na sua vida, não foram em vão. Até os simples trabalhos de grupo são motivos de força e reflexão, como esse belo texto sobre a consolação, do qual também me considero parte.

Um abraço forte com a paz de Deus, na certeza de que as nossas orações, amigos como o P. Zé são sempre contemplados.

Nelson + Lizzie

Anónimo disse...

Neste Dia Mundial das Missões - Dia em que se comemoram os 80 anos das Missões no Mundo, venho deste simples modo, homenagear todos os Missionários que por esse Mundo além, se dão e se gastam... em nome daquele Cristo Jesus que por nós se deu e gastou até ao último e angustiante suspiro. Que este mesmo Jesus, proteja e cuide a todos aqueles que em nome d´Ele partem e se gastam, ajudando aqueles que pouco ou nada têm. Aqueles que nunca desistem de defender e amparar povos oprimidos e desfavorecidos, que mesmo que o coração esteja a sangrar de dor, de cansaço e talvez de saudade, mas que, mesmo assim têm sempre um sorriso para oferecer, e aquele abraço e aquela palavra de conforto e afecto para dar. A todos esses Homens e Mulheres espalhados pelo Mundo, mas muito especialmente a si, Pe. zé Martins;
que nesse País distante dá o seu amor, o seu esforço, o seu abraço e até talvez a sua saúde, a minha singela mas muito sentida homenagem, da única forma que o posso fazer.
Cuide-se muito, POR FAVOR.
CORAGEM e o Senhor o ajudará a vencer.
Por aqui, por estas bandas onde a serenidade do coração por vezes falta, onde por tudo e nada nos lamentamos, fica a minha - a nossa admiração, e Oração, para que,o Senhor da Vida, proteja a sua vida, a sua saúde que é o melhor bem que ele nos pode dar.
Um abraço forte de saudade e gratidão, e uma vez mais um bem haja imenso pelo dom que é a sua vida.
Até sempre, com carinho e muita muita admiração.

Anónimo disse...

Foi bom, muito bom, ao fim de uns meses em que a nova missão me obrigou a estar sem Net... ao abrir o «Caminhando» ler esta bela partilha que deixaste. Deus abunda de generosidade para aqueles que como tu lhe entregam o coração, também ele em abundante generosidade. Que sejas sempre uma fonte de bênção e deus te dê muita saúde, e fortaleza para levares ao «teu povo» as bênçãos que o Senhor quer dar-lhes através de ti... e não esqueças os conselhos dos teus amigos, que te querem muito bem: Cuida de ti... Sim! a saúde é preciso para levares também saúde do corpo e da alma aos outros... Muitas Bênçaos e conta semre com a minha oração...Mesmo que não dê muitas notícias a oração essa é constante.
Abraço grande no Coração de Jesus