28 junho 2006

bem hajam!


















Completam-se hoje três meses que cheguei à África do Sul: foi a meio da manhã do dia 28 de Março que o padre Carlos Matias me foi buscar ao aeroporto de Joanesburgo e me levou a eMbalenhle, na província de Mpumalanga.
Agora encontro-me no norte da província do KwaZulu-Natal, 200 quilómetros a sul de eMbalenhle.
Faz hoje uma semana que cheguei a Osizweni, e aqui ficarei pelo menos durante três meses, o tempo que o meu colega vai de férias a Itália.

Depois de ter estado durante os meses de Abril e Maio em eMbalenhle, usei uma parte do mês de Junho para estar alguns dias nas comunidades onde se encontram os missionários da Consolata: para nos conhecermos e para ver, escutar e aprender. Temos uma comunidade na diocese de Pretória, uma na diocese de Joanesburgo e três na diocese de Dundee.

As situações em que trabalham os missionários da Consolata neste país têm dimensões comuns e que estão na base da nossa opção e estilo de vida: O serviço e presença entre os mais pobres nas periferias urbanas herdadas do apartheid (Osizweni, Madadeni, Blaauwbosh, eMbalenhle, Mamelodi, Daveyton) e em ambiente rural extremamente empobrecido (Damesfontein).

Desejo dizer o meu «bem hajam» a todas as pessoas que têm “caminhado” comigo e me deixaram mensagens maravilhosas de amizade, encorajamento e fraternidade: mensagens cheias de vida, de partilha e de oferta de Orações; mensagens repletas de carinho e espírito de família – tal como dizia o Beato Allamano. Mensagens que eu nada fiz ou faço para merecer, mas que mostram a grandeza de quem as escreve: Bem hajam! Aquele que vê os corações – e, na nossa liberdade, guia os nossos passos – vos encha do Seu amor, sempre!

Bem hajam!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois e, tres meses...tres meses de imensa saudade que me acompanha desde aquela tarde chuvosa em que nos despedimos e em que o sentimento bateu mais forte...bateu mais forte e de que maneira, o coracaozito veio apertado ate casa!! E demais para uma "crianca" com 16 anos! Os olhos nao aguentavam mais e as lagrimas teimavam em cair, mas com toda aquela chuva, ninguem deve ter notado concerteza! Na minha curta vidita, nunca havia sentido nada tao belo, tao forte e tao complicado... Ainda hoje, ainda agora ao escrever, ca vem as tao indesejadas lagrimas...
Espero que faca tanta falta ai como nos faz a nos! Que o Senhor la de cima o ajude a nunca desanimar perante todas as dificuldades que se lhe atravessam no caminho e que nunca o deixe vacilar nem ter medo de nada. Para a frente e que e o caminho!!! Vamos la Pe. Ze, voce consegue! FORCA! Quando estiver assim mais po lado do triste, por favor, lembre-se de nos... Por mais dificil que sejam as dificuldades, nada e mais dificil que suportar esta saudade...Aqui, e nao fugindo a regra, tambem sentimos muitas saudades e ja se tornou uma rotina, rezar nao so por si, mas por toda a missao!! As melhoras da sua Mae (de quem ja nao tenho noticias a algum tempo!) Que Deus a proteja tambem...
Bem haja por tudo quanto nos ensinou e quanto representa para nos... Se ha coisa que nunca nos iremos esquecer e daquele abraco seu tao bom de receber... GOSTAMOS MUITO, MUITO, MUITO DE SI!
Aquele abraco bem forte que so voce sabe dar...