13 abril 2011

Parabéns Bispo José Luis!



No dia 18 de Abril o nosso confrade, José Luis, completa dois anos de episcopado ao serviço da Igreja de Ingwavuma, uma das mais necessitadas e missionárias da África do Sul.

Três meses antes da ordenção episcopal, os missionários da Consolata na África do Sul receberam o padre José Luis - acabadinho de chegar de Roma - e deram-lhe o mandato missionário á maneira dos Actos dos Apóstolos (Act 13, 3).

O primeiro a impôr as mãos ao Bispo eleito foi o ex Superior Geral P. Piero Trabucco, agora a trabalhar aqui na África do Sul; o segundo foi o Bispo emérito de Dundee Mons. Michael Paschal Rowland que, ao longo de mais de vinte anos foi como que o pai dos missionários da Consolata neste país; a terceira pessoa a impôr as mãos ao nosso confrade argentino foi o P. João Viscardi, um dos dois primeiros missionários da Consolata que, em 1971, chegaram á África do Sul.

O mandato continuou depois com os outros membros do Instituto da Consolata, sacerdotes e seminaristas, assim como religiosas e leigos invocando os dons do Espírito Santo para o Bispo do Vicariato de Ingwavuma.

"A Palavra fez-se carne e habitou entre nós" foram as palavras escolhidas pelo Bispo José Luis para o seu ministério episcopal.

Parabéns José Luis - que digo??? Parabéns Mons. José Luis Gerardo Ponce de León! Parabéns e muitas, muitas Bênçãos para o teu ministério de bispo missionário da Consolata.

2 comentários:

Nelson Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson Ribeiro disse...

Obrigado, Zé, pela partilha e pelas recordações que este acto me traz. de facto é um gesto simples e cheio de profundidade, que até fica bem a bispos!!! Mais uma vez, votos de uma excelente Missão e obrigado pelos posts de partilha.

Nelson, Elisabete e Beatriz