21 fevereiro 2010

"basta-,me a Tua graça"

Estimada Lígia,

"basta-me a Tua graça" (2 Cor 12,9) é a Palavra que tu escolheste como farol para os teus passos aos serviço do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo – que Palavra maravilhosa!

Parabéns e bem hajas por nos recordares a todos que somos chamados a ser apenas servos ao serviço do Mestre: é Ele quem trabalha em nós e através de nós.

Hoje á noite terá lugar a Vigília de Oração em preparação para o mandato missionário que receberás amanhã; todas as grandes festas da Liturgia são precedidas por uma Vigília, e o teu envio missionário é uma Festa memorável para a Igreja: a tua disponibilidade para o serviço do Evangelho vem na continuidade dos milhares de homens e mulheres que, ao longo dos séculos, se dispuseram a ir "até aos confins da terra" para "pregar o Evangelho a todas as criaturas" segundo o mandato do Nazareno.

Todos estamos bem conscientes de que a missão de anunciar o Evangelho é universal: em todos os tempos, em todos os lugares, a todas as pessoas em todas as situações – "eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim".

A Missão não é geográfica, nunca o foi – é essa a força da sua universalidade. 

A Missão é doação e entrega ao Mestre – tão simples, e tão exigente, como isso.

A Missão é confiança e abandono aos desígnios de Deus – "basta-me a Tua graça".

A Missão não é propriedade nossa – somos apenas a ocasião para que Deus se revele.

A Missão é, por excelência, deixar tudo, sair e partir – em obediência ao Espírito que nos guia.

Estimada Lígia, há algo de extremamente tocante, misterioso – mesmo divino – quando um missionário recebe o Crucifixo do mandato, deixa tudo e parte para ser povo de Deus com outros povos, noutros locais. No mundo em que vivemos é tão difícil deixar tudo e partir… a maioria das pessoas, mesmo na Igreja, não consegue perceber… Feliz de ti a quem o Senhor deu a Sua luz. A felicidade da entrega á Missão é a recompensa do desapêgo das seguranças e a alegria de ir para onde Deus quer.

Estou certo que irás repetir a ti mesma, todos os dias, a Palavra que escolheste – "basta-me a Tua graça". Nos momentos de felicidade e alegria olharás para o teu Crucifixo e dirás "obrigado Senhor, basta-me a Tua Graça"; nos momentos de dificuldade e desalento irás apertar em tuas mãos esse teu Crucifixo e dirás "Senhor, basta-me a Tua graça… basta-me a Tua graça"!

Há uns quinze anos, em Fátima, coloquei-te ao pescoço – como a muitos outros jovens – num CJM (Convívio Juvenil Missionário) uma cruz que tinha sido feita em Moçambique. Desde então nunca, mas mesmo nunca, deixaste essa cruz: que maravilhosa fidelidade a tua!

Bem hajas imensamente, estimada Lígia, pelos muitos anos em que o Senhor nos colocou no mesmo caminho: desde o CTM94 (Campo de Trabalho Missionário de 1994) até… até hoje e até ao futuro de Deus! Bem hajas pela tua generosidade, a tua alegria, a tua disponibilidade, as tuas capacidades. Bem hajas pelo teu exemplo em ter acolhido o mandato do Ressuscitado: "ide por todo o mundo".

Lígia, confia, confia n'Ele sempre: "eis que Eu estou convosco, todos os dias, sempre"!

 

Unido na amizade, estima e admiração asseguro-te a minha Oração.

Um grande abraço para todos na tua família – uma família agora aumentada ao tamanho da Missão!


p. zé martins fernandes
(áfrica do sul)

Sem comentários: