21 agosto 2007

ide, fazei discípulos!






A Diocese de Dundee realiza anualmente, em Setembro, uma Peregrinação ao santuário mariano de Maria Ratschitz, situado na base de uma montanha nas proximidades da cidade que dá o nome á diocese.

Houve tempos em que a jornada da Peregrinação incluía uma noite de vigília mas, actualmente, ela realiza-se no sábado mais próximo da festa de Nossa Senhora das Dores – padroeira da missão Maria Ratschitz.

Este ano, porém, a Peregrinação terá lugar no domingo dia 16 de Setembro; a razão da mudança prende-se com o Programa de Recuperação Académica em vigor na província do KwaZulu-Natal: os professores têm que dar aulas aos sábados repondo, assim, os dias perdidos com a greve de três semanas no mês de Junho.

As cerimónias da Peregrinação têm início marcado para as 9 horas, daí que as comunidades cristãs do norte da diocese – a mais de 300 quilómetros de distância do santuário – comecem a jornada pelas 3 horas da manhã.

“Ide e fazei discípulos” é o tema escolhido para este ano, um esforço para potenciar a acção evangelizadora a que todos os baptizados são chamados.

A Peregrinação é organizada, rotativamente, por uma das cinco zonas pastorais da diocese. Este ano é a vez da área central da diocese, Newcastle – a zona na qual está integrada a Missão de Osizweni.
Somos 4 padres, cada qual de seu país: Malawi, África do Sul, Quénia, Uganda e, claro está, Portugal. Sou o “patinho feio” cá do grupo, o único “Branquinho da Fonseca” e, para mal dos meus muitos pecados, acontece que sou eu o coordenador da zona pastoral. Deste modo caiu-me em cima a responsabilidade da Peregrinação que, graças a Deus, não é coisa a que não esteja habituado…

Tivemos ontem a última reunião de preparação: um belo exercício de fraternidade e colaboração entre os vários representantes das comunidades e grupos. A partir de agora é nas comunidades da diocese que o processo de preparação espiritual terá lugar; um processo que visa elaborar sugestões concretas para a evangelização nesta igreja local de Dundee.


Sem comentários: