28 junho 2006

bem hajam!


















Completam-se hoje três meses que cheguei à África do Sul: foi a meio da manhã do dia 28 de Março que o padre Carlos Matias me foi buscar ao aeroporto de Joanesburgo e me levou a eMbalenhle, na província de Mpumalanga.
Agora encontro-me no norte da província do KwaZulu-Natal, 200 quilómetros a sul de eMbalenhle.
Faz hoje uma semana que cheguei a Osizweni, e aqui ficarei pelo menos durante três meses, o tempo que o meu colega vai de férias a Itália.

Depois de ter estado durante os meses de Abril e Maio em eMbalenhle, usei uma parte do mês de Junho para estar alguns dias nas comunidades onde se encontram os missionários da Consolata: para nos conhecermos e para ver, escutar e aprender. Temos uma comunidade na diocese de Pretória, uma na diocese de Joanesburgo e três na diocese de Dundee.

As situações em que trabalham os missionários da Consolata neste país têm dimensões comuns e que estão na base da nossa opção e estilo de vida: O serviço e presença entre os mais pobres nas periferias urbanas herdadas do apartheid (Osizweni, Madadeni, Blaauwbosh, eMbalenhle, Mamelodi, Daveyton) e em ambiente rural extremamente empobrecido (Damesfontein).

Desejo dizer o meu «bem hajam» a todas as pessoas que têm “caminhado” comigo e me deixaram mensagens maravilhosas de amizade, encorajamento e fraternidade: mensagens cheias de vida, de partilha e de oferta de Orações; mensagens repletas de carinho e espírito de família – tal como dizia o Beato Allamano. Mensagens que eu nada fiz ou faço para merecer, mas que mostram a grandeza de quem as escreve: Bem hajam! Aquele que vê os corações – e, na nossa liberdade, guia os nossos passos – vos encha do Seu amor, sempre!

Bem hajam!