Consolação
Começou hoje o mês de Outubro – mês da Missão e mês do Rosário!
É o mês missionário por excelência dado que é em Outubro que se celebra o Dia Missionário Mundial preparado, motivado e orientado pela mensagem que o Papa dirige a toda a Igreja!
Para mim, missionário da Consolata, o mês missionário começou muito antes e hoje: começou no dia 28 de Março, quando cheguei a este país – um reinício completamente novo, a exigir desprendimento do passado e abertura incondicional ao hoje da minha missão; começou no dia 17 do mês passado quando, na Somália, foi barbaramente assassinada a nossa Irmã Leonella; e começou também no dia seguinte, dia 18 de Setembro, quando o meu colega de eMbalenhle, padre Giorgio Massa, foi agredido por ladrões – escapou com a vida e com a bolsa, mas o corpo ficou bem pisado…
Na verdade, para nós missionários, o mês missionário acontece todos os meses; mais, acontece todos os dias, todos os momentos pois a nossa vida está sempre ali, entre nós e a pessoa com quem nos encontramos; estamos sempre a dar a vida! E porque estamos sempre a dar a vida pode acontecer que haja alguém que no-la queira tirar – pelos mais variados motivos. Foi o que aconteceu com a Irmã Leonella.
O mês de Outubro está ser para mim muito intenso, melhor estou a vivê-lo com muita intensidade – porque? Porque a minha vida está em jogo, decididamente.
Tenho lido com muita frequência um texto que foi elaborado no meio de grande intensidade e paixão pela Missão; foi elaborado por várias mãos e corações jovens, num processo de indizível intensidade e determinação; e foi proclamado em lugares como… o Santuário de Nossa Senhora da Consolata em Turim – que emoção!
Eis esse texto – palavras feitas vida – para afirmar, uma vez mais, que “consolar, ontem hoje e sempre, é proclamar com a própria vida que Jesus é o único Senhor”!
Consolação é levar a todos a Palavra.
É partilhar um sorriso.
É fomentar a paz e a união.
É levar o pão e cantar a Palavra.
É levar o amor de Deus ao irmão.
É uma caminhada de Fé.
É descobrir e revelar a presença de Deus.
Consolação é uma atitude do coração: é sentir Deus presente.
Consolação é sair de nós mesmos.
É acolhimento e compaixão.
Consolação é o doce nome de Maria Mãe Consolata.
É entusiasmo e serviço.
Consolação é missão, e missão é consolação.
É dar-se e dar a vida toda.
É partir ao encontro dos que estão longe da fraternidade.
É presença e partilha.
Consolação é o farol da nossa estrada e o anseio da nossa vida.
Consolação é o rosto da Missão.
É o eco da voz de Allamano.
Consolação é anunciar o Evangelho, testemunhando a bondade de Deus.
Consolação é amparo na dor e alegria na fraternidade.
É dar a mão ao irmão.
Consolação é comunicar a ternura de Deus.
É o fogo que nos aquece o coração.
Consolação é a beleza do rosto de Deus.
Consolar, ontem hoje e sempre, é proclamar com a própria vida que Jesus é o único Senhor!
jmc-águas santas